Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Que cor você usa?


Um estudo publicado pela revista americana Science revelou como as cores vermelha e azul interferem no seu dia a dia. Perigo, atenção, concentração e sensualidade: logo o vermelho lhe vem à mente. Tranquilidade, paciência, criatividade, segurança: o azul faz seu papel. Essas características, no entanto, alteram até que ponto as decisões? É possível que um árbitro de uma luta, por exemplo, dê vantagens ao competidor que está de vermelho? A cor de um time altera no placar de vitórias que ele teve?
Todas essas perguntas e mais algumas foram respondidas pelo estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Para testar se a cognição era alterada de acordo com a cor, 600 voluntários responderam testes com palavras, imagens ou objetos. Sobre uma tela de computador que mudava de cor, os voluntários realizaram as atividades que lhes eram solicitadas. Quando o vermelho predominou, os pesquisandos foram melhores nos testes de memorização e nos que exigiam atenção. Na vez do azul, os voluntários criaram vários brinquedos com as formas geométricas disponíveis e imaginaram utilidades inventivas para eles.
“O que o nosso levantamento indica é que somos guiados por uma associação cultural adquirida”, afirma a professora de Marketing e líder da pesquisa, Juliet Zhu. Dessa forma é feita a relação de atenção com o vermelho da placa “pare”, das ambulâncias e dos bombeiros, por exemplo.
Arte: Daniel Adjuto / Diálogos UniversitáriosVantagem nas competições?
Para fugir das associações culturais, os pesquisadores e antropólogos da Universidade de Durham, na Inglaterra, analisaram o azul e o vermelho nos esportes olímpicos. Durante as Olimpíadas de 2004, os pesquisadores ficaram de olho em quatro lutas: tae kwon do, luta livre, luta grecorromana e boxe. Para surpresa de todos, em 60% dessas competições, o atleta que usava vermelho ganhou a luta.
Esse mesmo fator é evidenciado nas partidas de futebol entre Internacional e Grêmio, os clássicos Grenais. Em todas essas partidas, o Internacional, de cor vermelha, ganhou 140 vezes, contra 118 do rival e azulado Grêmio. No festival de Parintins, a história não foi diferente. O boi Garantido venceu 27 vezes. O Caprichoso, de cor azul, venceu 16.
Para os pesquisadores, a explicação está no processo de evolução dos animais. O vermelho, no mundo animal, é considerado sinônimo de agressão, virilidade e Arte: Daniel Adjuto / Diálogos Universitáriosalto nível de testosterona. Os macacos mandris, por exemplo, intimidam pelo vermelho de sua face, ancas e genitália. O vermelho, portanto, amedronta o adversário.
Na Universidade de Münster, na Alemanha, o pesquisador Nobert Hagemann investigou o efeito das cores nas decisões de um árbitro de tae kwon do. Os árbitros foram colocados em uma sala que exibia competições entre atletas de azul e de vermelho. Cada juiz deveria dar pontuações aos atletas. Posteriormente, o mesmo vídeo foi colocado, mas com a cor dos equipamentos dos atletas trocada. Quem estava de azul passou a ser vermelho e vice-versa. Da mesma forma, os árbitros assistiram a luta e deram pontos aos competidores. O resultado surpreendeu: os atletas de vermelho receberam 13% a mais de pontos que os de azul.
A explicação se deu mais uma vez pela identificação do vermelho com agressão, dominação e perigo. Desta vez, porém, da parte dos árbitros com os atletas.
 
Quente, quente...

Uma das características mais marcantes do vermelho é a identificação com a sensualidade. Mulheres vestidas de vermelho atraem mais atenção que vestidas de outras cores? Para responder a essa pergunta, o psicólogo Andrew Elliot da Universidade de Rochester, nos EUA, aplicou uma pesquisa.
Foram mostradas fotografias de mulheres com vestimentas coloridas digitalmente a um grupo de homens. Enquanto as fotos iam passando, eram feitas perguntas como “Quão bonita você acha essa pessoa”, “Você a convidaria para sair” ou “Quanto você gastaria em uma noite com ela”. Comparadas às fotos de mulheres com vestimentas de outras cores, as moças de vermelho foram muito mais desejadas e arrancaram muito mais dinheiro dos voluntários da pesquisa.
Escolha você mesmo
De acordo com as pesquisas, portanto, o azul é utilizado para ativar a criatividade, dar sensação de segurança, passar tranquilidade e a ideia de liberdade. Agências de publicidade, hospitais, clínicas geralmente possuem essa tonalidade ou para estimular a criação ou para tranquilizar os pacientes.
O vermelho é usado em locais que requerem atenção, como placas de trânsito, carros de bombeiros, ou para exaltar a sensualidade, como sites sensuais, lingeries... Uma dica: na hora de estudar, prefira fazer anotações importantes com caneta de tinta vermelha, pois as informações chamarão mais atenção e serão mais fáceis de serem guardadas em sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário